Para dar início aquele que espero ser um projecto com sucesso, vamos começar por saber um pouco mais da Marisa Góis e do seu cantinho Bijuteria Com Significado.


Como surgiu a paixão pelo artesanato?
O gosto por este projecto na forma como é hoje, surgiu há pouco tempo. Em Janeiro sensivelmente. No início a ideia começou por ser um blog de feltro com diversos artigos feitos desse material. Posteriormente, e porque se aproximou o calor, surgiu a ideia de experimentar a bijuteria. O gosto foi-se aperfeiçoando, as agulhas deram lugar aos alicates e voilá...! Nunca mais consegui parar.

Artesanato é hobbie ou algo mais?
Um hobbie sem dúvida. Não que não gostasse de o ter como profissão mas a vida nem sempre corre como queremos. Neste momento ocupa apenas grande parte dos meus tempos livres (que não são muitos).

Quanto tempo do teu tempo dedicas às artes manuais?
Entre trabalho, treinos e jogos, tento dedicar algumas horas por semana para as encomendas; cerca de 15 Horas apenas pois não disponho de mais.

Onde procuras inspiração?
Há muitos sites nos quais me inspiro mas muitas ideias que me surgem passam acima de tudo por tentar criar peças de baixo custo mas que tenham sempre um significado específico.

Como descreves o teu cantinho de criações?
É um universo onde reinam os pequenos detalhes e onde cada peça é criada com o objectivo de fazer lembrar, algo, alguém ou algum momento especial.

E o seu nome [do cantinho de criações], como foi decidido?
Já passei por diversas "metamorfoses" :) Não conseguia enquadrar-me em nenhum dos nomes que utilizava. Precisava de algo que descrevesse da melhor forma o trabalho que faço e finalmente, penso que consegui.

Quais são os teus materiais de eleição?
Adoro tudo o que seja vintage essencialmente! Rendas, lockets, medalhões, peças pequeninas que têm um significado específico (um sapatinho de salto alto, uma seta de uma cúpido, um mini-disco de vinil... etc)

Quais as características que consideras essenciais para um bom resultado final?
Na minha opinião, quem cria deve ter SEMPRE em conta o resultado final. Perdi algumas horas até arranjar um fornecedor de correntes que me agradasse, por exemplo. Dou extrema importância a todos os detalhes e se a peça não ficar como idealizei, volto a fazer. Gosto de laços perfeitinhos, de correntes finas mas resistentes, de tudo o que seja um detalhe extra para a peça :)

E no respeita a trabalhos de terceiros?
Já tive mais tempo para pesquisar trabalhos de outras artesãs. Há algumas que continuo a acompanhar dentro do possível mas temos muito bons artigos a nível nacional que devem ser apoiados.

O que é que ainda não fizeste, mas gostavas?
Abrir uma loja para vender os meus artigos :)

E para diversão e para te conhecerem melhor...
Uma Cor: Rosa
Uma Arte: Música
Um Perfume: CK One
Uma Actriz: Sandra Bullock
Um Actor: Kevin Spacey
Um Filme: "Inception - Dom Cobb"
Uma Frase: "Preocupa-te mais com a tua consciência do que com a tua reputação. Porque a tua consciência é o que tu és, e a tua reputação é o que os outros pensam de ti. E o que os outros pensam… é problema deles."
Um Livro: "Nenhum olhar - José Luis Peixoto"
Um Poeta: Fernando Pessoa
Uma Viagem: Egipto
Um País: Portugal
Uma Música: "Kiss the rain - Yiruma"
Um Sonho: Ter uma casa minha
Uma Mensagem/recomendação a todas/os artesãs: A nível nacional há muita competitividade em termos de bijuteria e acessórios de moda e não é fácil ser-se original neste mundo. Contudo, há sempre algo que ainda não se inventou/criou e é esse o caminho que devem procurar.



Obrigada Marisa!

by: Liliana Carvalho Lopes

0 comentários: