Olá! Vamos lá conhecer mais uma artesã! Actualmente estou em Barcelona, mas agendei a entrevista para que não falhe o projecto! Ora então, vamos espreitar por trás da cortina da Liliana Vaente e do seu blog LV Bijuterias.

Como surgiu a paixão pelo artesanato?
Desde pequena que fazia as minha próprias pulseiras e anéis de missangas. Depois há cerca de 4 anos atrás começaram a aparecer perto da minha casa lojas que vendiam peças para construir bijuteria, comecei a comprar e conforme o tempo foi passando fui construindo peças mais elaboradas, com maior complexidade e a paixão pelo artesanato foi sempre crescendo.

Artesanato é hobbie ou algo mais?
Por enquanto é apenas um hobbie, neste momento estou a acabar o meu curso e faço artesanato nas horas vagas.

Quanto tempo do teu tempo dedicas às artes manuais?
É conforme os dias, mas pelo menos 1h por dia.

Onde procuras inspiração?
A inspiração está por todo o lado, mas adoro "retirar" ideias dos ambientes dos filmes e séries que vejo. Adoro também ir buscar ideias ao imaginário infantil e torná-lo numa peça para adultos, como peças da Anita ou da Alice no País das Maravilhas.

Como descreves o teu cantinho de criações?
Já passei por muitas fases, mas nesta fase está repleto de artigos vintage, com camafeus pois é que me dá mais prazer fazer agora.
Tento ter uma imagem que invoque um estilo clássico, com um toque de elegância e romantismo, por isso tento sempre criar peças que transmitam esses conceitos.

E o seu nome [do cantinho de criações], como foi decidido?
O nome do cantinho não é de todo original, os nomes são sempre um problema para mim por isso decidi ficar pelo mais simples que são as minhas iniciais a palavra bijuteria.

Quais são os teus materiais de eleição?
Os materiais com que mais gosto de trabalhar são os cristais swarovski, pois têm uma "flexibilidade" enorme, com isto quero dizer que com os cristais podemos criar as mais variadas peças, tudo depende da nossa imaginação.
Gosto muito também de criar colares e pregadeiras com camafeus em resina com as mais variadas imagens e com aplicações de renda ou flores vintage.
Tento sempre escolher os materiais a utilizar nas minhas criações com base na originalidade e beleza estética.

Quais as características que consideras essenciais para um bom resultado final?
Penso que as características a ter em conta para um bom resultado final são escolher materiais que consideremos esteticamente bonitos e que tenham uma boa qualidade. É também importante saber executar as técnicas correctamente para a peça ser não só original mas também o mais perfeita possível.

E no respeita a trabalhos de terceiros?
No trabalho de terceiros penso que todas as características acima citadas deverão também fazer parte do processo para chegar ao resultado final. É sempre importante ter em conta a qualidade dos materiais e a execução das peças.

O que é que ainda não fizeste, mas gostavas?
Gostava de saber costurar mais a sério, sei fazer as coisas mais simples como porta-lenços ou capas de agendas, mas adorava fazer carteiras e malas mais elaboradas. O mundo dos acessórios têxteis é um mundo onde gostaria futuramente de entrar, mas ainda tenho que aperfeiçoar muito a técnica para conseguir assegurar a qualidade dos produtos.

E para diversão e para te conhecerem melhor...
Uma Cor: Verde
Uma Arte: Cinema
Um Perfume: Hugo Boss
Uma Actriz: Kate Winslet
Um Actor: Leonardo DiCaprio
Um Filme: Inception - A Origem
Uma Frase: "Requer muita coragem crescer e tornarmo-nos em quem realmente somos." (EE Cummings)
Um Livro: "As Brumas de Avalon"
Um Poeta: Heterónimo Ricardo Reis
Uma Viagem: Nova-Iorque
Um País: Portugal
Uma Música: "Fake Empire - The National"
Um Sonho: Viajar durante um ano pelo mundo.
Uma Mensagem/recomendação a todas/os artesãs: Acreditem na vossa arte e acreditem que podem sempre melhorar e chegar mais longe, eventualmente chegarão.



Obrigada Liliana!

by: Liliana Carvalho Lopes

1 comentários:

CriCri - ICDesign disse...

Olá :)
Obrigada pela visita e comentário no meu cantinho.
Aproveitei e vim tb conhecer o teu blog. Gostei muito, desde os teus trabalhos, até as entrevistas que fazes. Achei uma ideia girissima.

Espero ue tenhas um optimo fim de semana.
Bjns.