Hoje vamos conhecer um pouquinho mais da Marta T, do blog Beijoterias. Mas como menina-mulher cheia de sonhos e concretizações, a Martinha não tem 1 nem 2, mas sim 4 blogs! Venham daí conhecer!

Como surgiu a paixão pelo artesanato?
A paixão pelo artesanato vem já de longe, há muitos anos, era ainda miúda no secundário.
Como surgiu? Sinceramente não sei bem. Começou primeiro pela bijuteria. As primeiras peças, muito toscas, a venda às amigas da escolinha. As encomendas das amigas da mãe, a evolução, a primeira marca, Beijoterias.
Mais tarde comecei a tirar um curso de design no IADE, outra grande paixão. O gráfico, fotografia, visual.
Entretanto fui aperfeiçoando a bijuteria, chegando agora a esta última colecção Enchanted Jewellery, sempre em conjunto com outros projectos, como o m design e a decoração de casamentos Weddings Designers.


Artesanato é hobbie ou algo mais?
Talvez o possa chamar de hobbie, pois não é "trabalho", nem a tempo inteiro, apenas nas horas vagas. Mas para mim é muito mais. É uma paixão, uma parte de mim.

Quanto tempo do teu tempo dedicas às artes manuais?
Sinceramente? Todos os segundinhos que não estou a estudar, trabalhar na tese, etc. Este ano espero ter mais tempo livre inicialmente pois estou a fazer a tese, ou seja, tenho tempo flexível. Não tenho horários. Portanto sempre que posso, estou a fazer algo relacionado com esta grande paixão, sejam posters, cartões de visita, anéis, colares, cartões de Natal, etc...

Onde procuras inspiração?
Sou uma pessoa extremamente visual, basicamente inspiro-me em tudo o que vejo no dia-a-dia. Seja a caminho da faculdade onde vejo um ramo no chão em cima da calçada por onde nascem pequenas ervinhas daninhas, ou simplesmente no flickr, ou blogs de decoração e de inspiração. De momento os meus favoritos são o Creature Comforts e o Decor8.

Como descreves o teu cantinho de criações?
O meu cantinho de criações tem de me inspirar. Posso dizer que é um cantinho encantado, simples, com uma atenção minuciosa aos mais pequenos detalhes.

<E o seu nome [do cantinho de criações], como foi decidido?
Quis fazer bijuteria literalmente encantada, com um toque vintage! Como se tivesse saído do pescoço de uma princesa, do País das Maravilhas, das histórias da Branca de Neve, Bela Adormecida, Bambi. Quis aquele toque de encantamento.

Quais são os teus materiais de eleição?
Os materiais de eleição são os vintage, principalmente metais. Medalhões que abrem, perfeitos para esconder a fotografia de quem mais amamos, ou pequenos tesouros. Peças com significado, desde bicicletas antigas, chávenas de chá, cadeiras, laços, carrosséis, sempre encantadas.

Quais as características que consideras essenciais para um bom resultado final?
Na minha opinião, para além da peça, da escolha de materiais de primeira qualidade e da sua perfeição, é a apresentação. Acho que um embrulho feito com muito amor, com tecidos, rendas, botões forrados, etc, é essencial, um cartãzinho de agradecimento e um miminho dentro do envelope. =)

E no respeita a trabalhos de terceiros?
Gosto imenso de acompanhar o trabalho das minhas colegas artesãs, sejam ilustrações, a malas, a agendas, até bijuteria. Sinto muito apoio entre artesãos, existe muita cooperação, troca de informação, bons conselhos, etc. =)

O que é que ainda não fizeste, mas gostavas?
Acho que durante o resto da minha vida vou descobrir sempre imensas coisas que adorava experimentar!
Mas para já, era ter um atelier aberto ao público. =)

E para diversão e para te conhecerem melhor...
Uma Cor: Verde Água
Uma Arte: Música
Um Perfume: Emporio Armani Lui/Lei
Uma Actriz: Audrey Tautou
Um Actor: Liam Neeson
Um Filme: "O fabuloso destino de Amélie Poulain"
Uma Frase: Não gosto de frases feitas, prefiro criar as minhas no dia-a-dia. =)
Um Livro: O que ainda não li.
Um Poeta: As manhãs de Outono soa-me a um poeta perfeito.
Uma Viagem: Ao Norte da Europa.
Um País: Holanda/Suécia/Alemanha - Ainda não decidi.
Uma Música: Qualquer uma de SóNós2.
Um Sonho: Viver numa casa antiga no campo, com alpendre verde água, um quintal enorme com buganvílias e um baloiço.
Uma Mensagem/recomendação a todas/os artesãs: Criatividade e amor acima de tudo. Inspirem-se sim, no trabalho dos outros, mas sejam criativos e únicos! Deixem o vosso cunho pessoal. =)



Obrigada Marta!

by: Liliana Carvalho Lopes

1 comentários:

Marisa Góis disse...

Eu acho a Marta uma querida e adoro as coisas dela :) Tem tudo a ver comigo! Acho que temos os gostos muito semelhantes :)
Toda a sorte do mundo para ela e para ti Lili.

Beijocas**